Conheça ainda mais sobre Starfinder!
Aproveitando o Financiamento Coletivo de Starfinder, vamos iniciar uma série de posts sobre o sistema (e o cenário): https://www.catarse.me/starfinder
Inicialmente o Pathfinder surgiu para ocupar o vácuo deixado pelo fim do D&D 3.5, mas fez tanto sucesso que chegou a suplantar o D&D por alguns anos como o mais jogado. E o Starfinder é baseado no Pathfinder. Ele é um novo RPG de fantasia científica baseado no
universo e nas regras de Pathfinder, mas é completo e funciona sozinho, tendo sido lançado há pouco mais de um ano. Ele é retrocompatível, então é possível usar tudo do Pathfinder RPG e, consequentemente, do D&D 3.5, mas também vai ter novas classes, raças equipamentos e outros elementos desenvolvidos unicamente para um cenário no futuro distante. Se você quer jogar com um tecnomante lashunta usando magia para hackear um sistema de defesa, ou com um androide assassino com um rifle laser, ou um membro do povo rato ysoki mecânico se enfiando nas entranhas de uma nave espacial conforme explode bloqueios inimigos? Este é o lugar para você. Também existem novas raças nunca vistas antes, novos mundos além do sistema de Golarion (o “mundo-padrão” de Pathfinder) que nunca foram visitados, novas magias e um novo sistema de regras além de, é claro, toneladas de equipamentos de fantasia científica, de naves espaciais e computadores e espadas infinitamente afiadas de lâmina-zero e canhões de plasma aprimorados com runas.
E o que seria essa “fantasia científica”? Simples: uma mistura de ficção científica com alta fantasia. Star Trek misturado com Forgotten Realms. Star Wars misturado com Tormenta. Numenera e 13ª Era, juntos. Você pode jogar com um místico que usa magia pura, seja ela
vinda do sangue, de treinamento, de poderes psíquicos ou dos deuses ou pode jogar com um tecnomante que usa uma mistura de magia e tecnologia. Ou com um soldado que usa qualquer um dos dois. Apenas com o livro básico já existem muitas opções possíveis. Porque o ponto forte de Pathfinder era a personalização do seu personagem. E o Starfinder tenta fazer o mesmo.
Ao criar seu personagem, você se depara com três escolhas, duas delas, velhas conhecidas de todo o jogador de fantasia: raça e classe. Além disso, Starfinder introduz o Tema, que nada mais é do que um histórico. Não apenas definindo o que seu personagem passou, mas
mostrando com o que ele se importa, como ele é e o que ele faz. Oferece até mesmo alguns poderes menores ao longo dos 20 níveis.
No quesito regras, ele é bem parecido com sua base, o Pathfinder, mas corrigindo algumas distorções do sistema e diminuindo o acúmulo de bônus de múltiplas fontes. Ele segue o mesmo padrão do sistema d20, com os famosos 6 atributos e tendo
Iae vocês não querem fazer uma doação do livro básico de Starfinder? Para um jovem mestre que quer jogar uma mesa de aventura espacial com seus amigos :/