Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  murillo.odani 11 mes, 1 semana atrás.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #36375

    Marco Antonio
    Participante

    Estou lendo o PDF de L5A e me surgiram algumas dúvidas, a maioria foi sendo sanada conforme ia lendo o mesmo. Quando estava na parte da escola de bushi Mirumoto e sua técnica Niten, me surgiu a dúvida sobre Ataques múltiplos, então dei uma folhada pra frente no livro e encontrei uma caixa de texto na pág 141, explicando sobre as penalidades de se usar dupla empunhadura e o bônus na NA de armadura, então ficou a dúvida se posso ou não atacar usando uma ação complexa uma vez com cada arma, ou se o único benefício seria mesmo o bônus na NA da armadura.

    #36376

    alberto.rocco
    Participante

    Olá… sobre o Bushi Mirumoto tem sua técnica visando usa a Katana em sua mão e a Wakisashi em seu mão inábil sem nenhuma penalidade por usar duas armas. Usando duas armas você ganha um bonus de NA de armadura igual ao seu RAnk, com isso o primeiro rank de Bushi Mirumoto diz que você também ganha o mesmo bonus pela habilidade totalizando no fim das contas que o Bonus de NA de armadura será dobrada para esses Bushi.
    Sobre dar 2 ataques na rodada porque está portando duas armas isso não vai acontecer. No Rank 3 da escola te permite dar 2 ataques por rodada. A habilidade que mais se compara a que você perguntou é a do Rank 5 de Bushi Mirumoto que lhe permite dar um terceiro ataque com a Wakisashi totalizando 3 ataques por rodada.

    Creio que com essa explicação tenha tirado sua dúvida.

    #36378

    Marco Antonio
    Participante

    Alberto, obrigado por responder. Então, para atacar duas vezes por turno (usando ações simples) quase todas as escolas de Bushi em um determinado nível te permite fazer isso sem precisar estar usando duas armas, a única vantagem é o aumento na NA de armadura, no caso da escola Mirumoto, até que vai bem, mas os Bushis Yoritomo que quiserem usar duas kamas por exemplo, estão lascados (eu acho).

    #44406

    murillo.odani
    Participante

    Vou aproveitar o tópico para inserir uma dúvida minha:

    “O que seria apropriado para uma luta de um samurai contra 2, 3, 4… 8 oponentes mais fracos?”

    A situação é a seguinte: o samurai solitário é cercado por 8 capangas que o atacarão conjuntamente.

    Não achei nenhuma regra sobre isso no livro básico e nem no suplemento “Inimigos do Império”. Então, se não há nada escrito, supõe-se que o sistema considera que não há penalidade alguma.

    Particularmente, eu não concordo com isso. Então eu pensei em duas regras pra essa situação:

    A primeira, mais realista, é que para cada 2 atacantes ativos na luta, não importa o nível deles ou do seu personagem, o NA de armadura do defensor é reduzido em 3 pontos. Então, o samurai do caso acima teria uma penalidade de -12 no NA de Armadura pra enfrentar 8 capangas simultaneamente.

    A segunda, mais anime/heróica, considera o nível na Perícia Bugei do samurai e a quantidade de inimigos pra determinar quando vai começar a ser aplicada a penalidade conforme já explicado. Assim:

    Nível na Perícia Bugei………… Quantidade de Inimigos

    1 a 3 …………………………….. 4

    4 a 6 …………………………….. 6

    7 a 10 ……………………………. 8

    Assumindo que samurai no exemplo acima tenha Kenjutsu Nível 3, ele ignoraria os 4 primeiros inimigos. Então, somente 4 capangas iriam contar pra aplicar a penalidade, logo seria uma penalidade de -6 no NA de Armadura.

    Então, o que acharam? Existe algum suplemento importado com uma regra oficial pra essa situação?

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.